No momento, você está visualizando Medida começa a vigorar a partir de amanhã

Medida começa a vigorar a partir de amanhã

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas anunciou ontem, quinta-feira, que a macrorregião do Sul de Minas, além de Noroeste e Centro já podem avançar, a partir de amanhã, sábado, para a Onda Verde do Minas Consciente, plano criado para a retomada segura e gradual das atividades e economia.

Indicadores como ocupação de leitos e positividade para o coronavírus melhoraram nessas localidades nos últimos 21 dias. Já nos últimos 14 dias, a taxa de incidência da Covid caiu 10% em todo o estado. Com isso, nove  das 14 macrorregiões estão classificadas na Onda Verde.

Nas últimas quatro semanas, os pedidos de internações tiveram queda média de 30%. Em todas as idades, menos pessoas deram entrada nas unidades de saúde e hospitais por causa da doença. Para o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, isso é reflexo da vacinação que tem avançado em Minas Gerais.

“Ultrapassamos a marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas no estado recentemente, e a imunização deve continuar avançando em agosto”, destaca. O secretário ressalta, ainda, a orientação para que todos os mineiros tomem a vacina na sua vez.

Onda Verde

Segundo o Minas Consciente, a Onde Verde é uma situação de recuperação, que requer menor restrição, mas, por estarmos ainda em pandemia, determina que sejam mantidas as regras de distanciamento e higienização. O parâmetro geral de distanciamento foi mantido em 1,5 metro entre as pessoas, para todas as ocasiões. Para os eventos ao ar livre, não há limitação de público, mas para os ambientes fechados, a capacidade autorizada é de 50%.

Mesmo assim, os eventos devem seguir as regras mínimas. Entre elas estão o controle de acesso e aferição de temperatura, agendamento prévio de horários e comunicação clara e acessível sobre as regras de prevenção da Covid-19.

A versão atualizada de todas as regras do programa Minas Consciente para o comércio e serviços pode ser acessada, clicando aqui.

Deixe um comentário