Fala, mastigação, respiração. A boca desempenha funções essenciais à vida. Mas também é a porta de entrada para bactérias e outros microorganismos. Por isso é muito importante manter a higiene bucal, para afastar o risco do desenvolvimento de doenças, tanto na boca em si, podendo afetar todo o organismo, e também os dentes.
Escovar os dentes depois de cada refeição e antes de dormir é a primeira regra para a saúde bucal. O uso do fio dental complementa a escovação e garante uma limpeza mais completa. No caso do estar usando aparelhos ortodônticos, a pessoa tem que redobrar os cuidados com a limpeza dos dentes, da gengiva e o uso do flúor. Mas os cuidados vão além. É preciso buscar sempre uma alimentação saudável e controlar a frequência da ingestão de alimentos doces, com açúcar artificial, como bala, chicletes, refrigerantes e sucos não naturais.
Quando ir ao dentista
Muitas vezes as pessoas só procuram o profissional quando já estão com um problema bucal e com dor. Mas a ida ao dentista deve começar ainda nos primeiros anos e se estender por toda a vida. A avaliação da saúde bucal, os procedimentos para o combate à carie e outros problemas, e as orientações de como higienizar os dentes podem evitar o surgimento de doenças.
E uma dica a mais: os riscos de doenças gengivais e periodontais não são apenas na infância, mas também na adolescência e na fase adulta. Portanto, visite o dentista regularmente, porque é ele quem pode orientar, tratar e garantir a saúde bucal de todos nós.
(com informações do Blog da Saúde, do Ministério da Saúde).
A Odontologia é uma das especialidades oferecidas pela Aciap e pela CDL aos seus associados, cônjuges e filhos solteiros até 24 anos. Mais informações pelo telefone 3267-2121.
Ou acesse a lista completa dos dentistas credenciados no link: aciapcdl.com.br/servicos/convenios-proprios.
