por: FCDL MG, Agência Minas
Até outubro, caso o cronograma de vacinas divulgado pelo Ministério da Saúde seja cumprido, Minas Gerais prevê fazer a vacinação contra a Covid-19, com ao menos uma dose, de toda a população adulta. A estimativa foi divulgada na manhã desta terça-feira (15), pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
O plano do governo de Minas Gerais é destinar 70% dos imunizantes recebidos para a vacinação de grupos definidos por idade. Os 30% restantes serão reservados para a imunização dos grupos prioritários, conforme definido pelo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Com base nas estimativas de recebimento das vacinas, feitas pelo Ministério da Saúde, o calendário será o seguinte:

“A velocidade da vacinação não é a mesma em cada município do estado e os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional. Então, alguns municípios provavelmente começarão a vacinar antes e outros depois (da data prevista). Há a expectativa que ainda em junho alguns municípios consigam vacinar pessoas abaixo de 55 anos, lembrando que estamos condicionados à distribuição pelo governo federal”, afirmou Fábio Baccheretti.
Cautela
O secretário de Estado de Saúde também enfatizou a importância de se manter o uso de máscara, cuidados de higienização e distanciamento até que o processo de imunização esteja totalmente concluído.
“Apesar dessa boa notícia, o estado continua com alta incidência e a vacinação não impede a transmissão da doença por completo. É essencial o uso de máscara”, lembrou. Atualmente, apenas as macrorregiões Triângulo do Norte e Vale do Aço estão na onda amarela do plano Minas Consciente. As outras 12 regiões estão na onda vermelha e devem adotar medidas mais restritivas para contenção da pandemia.